TÁVOLA CAVALEIROS DA ESPERANÇA

A TÁVOLA

A Távola Redonda é uma organização internacional patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, com fins educacionais e cerimoniais, fundada 1922.
 O nome "Távola Redonda", relacionado a lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, é importante que se forme um grupo de meninos, futuros homens, com os mesmos ideais para corrigirem as muitas injustiças que afligem a humanidade.


A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma organização reconhecida desde 1995, que se dirige a crianças do sexo masculino, entre 07 e 12 anos, fazendo com que eles participarem de atividades com os DeMolays, respeitando-se as diferenças de idade entre os membros das duas Ordens.

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma entidade que faz parte da Ordem DeMolay colocando garotos de ambas as Ordens em contato freqüente. As reuniões são todas uniformes, sendo denominada "ritualisticas". O "Ritual" é bem simples e as reuniões ocorrem mensalmente, fazendo com que os jovens se familiarizem com as práticas de uma sociedade iniciática, sem sobrecarregá-los e sem tornar o grupo desestimulante. Por isso, é imperativo que se realizem atividades simples, que os faça tornar amigos e se integrar à Família DeMolay.
Cada Távola é patrocinada por um Capítulo DeMolay e fica sob auspícios do Conselho Consultivo correspondente (Grupo de Maçons responsável pelos DeMolays). Há um DeMolay, denominado de Nobre Cavaleiro, que funciona como Consultor (Responsável pelos Escudeiros). É ele quem acompanha os jovens Escudeiros, durante as cerimônias, e por isso ele deve ser considerado um irmão mais velho destes meninos.
As Cerimônias da Ordem foram escritas para serem facilmente lidas e aprendidas pelos Escudeiros, ensinando-lhes lições morais de alto valor, como serem sempre educados e leais, a dizerem a verdade, a preocuparem-se com o próximo, a se empenharem nos estudos, entre outras. Estes ensinamentos são os mesmos que são ministrados aos DeMolays, com as devidas adaptações.


A HISTORIA DA ORDEM DA ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA

     O programa da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda foi iniciada pelos Tios Ralph Hooper, Lynn Taylor, e Michael Senders. Após o Inicio dos trabalhos, Edgar Trefts foi quem aderiu ao grupo, tornando-se um também fundador, por ter escrito o ritual original, sendo assessorado pelo Tio Michael Senders. O filho do Tio Michael Senders, o primeiro "Mestre Escudeiro", foi a inspiração para o programa, sendo posteriormente iniciado na Ordem DeMolay, onde seguiu carreira exemplar, em Washington. O Tio Trefts faleceu em 2001, após uma doença longa e dolorosa, deixando conosco a resultado do inicio da busca de seus ideais.

     A primeira "Távola" foi reconhecida em junho de 1995, tendo sido sua primeira unidade instalada na cidade de Vancouver, Washington. A Ordem recebeu essa designação por motivos históricos, já que na primeira reunião do grupo não havia um lugar definido para reunir, o que compeliu os membros a se reunirem numa sala de jogos, onde havia uma mesa arredondada.

APRENDIZADO DE UM ESCUDEIRO

Os ensinamentos da "Távola Redonda" estimulam a juventude e as crianças para viverem em comunidade, respeitando povos e nações, com um verdadeiro espírito de FRATERNIDADE.
Os Objetivos da "Ordem da Távola Redonda" são:

- Criar nas mentes das crianças e dos jovens um reconhecimento da unidade de todos os seres viventes, assim como dos povos.

- Ajudá-los a serem membros úteis e felizes em sociedade.

- Oferecer
condições para o viver harmonioso, e promover de todas as maneiras possíveis o amor e a compaixão universais, a serviço de todas as criaturas.
A Administração dos Escudeiros.
OS CARGOS DA TÁVOLA

Uma "Távola" deve ser composta por, no mínimo, sete "Escudeiros". Estes serão responsáveis pela administração dos grupos e de suas tarefas, sendo auxiliados pelo "Nobre Cavaleiro DeMolay".
As os cargos oficiais de uma "Távola" são:
- Mestre Escudeiro
- Primeiro Escudeiro
- Segundo Escudeiro
- Escrivão Escudeiro
- Tesoureiro Escudeiro
- Capelão Escudeiro
- Mestre de Cerimônias Escudeiro
- Nobre Cavaleiro

VESTIMENTAS

Os escudeiros, em suas reuniões devem trajar camisa social branca de mangas compridas, calça social preta, sapatos pretos, meias pretas, cinto preto e uma gravata azul royal comprida, mantendo a uniformidade do grupo todo.

O SIMBOLO

O emblema da Ordem é um círculo, dividido em quatro quadrantes. A primeira parte, que fica no canto esquerdo superior, é o emblema da Ordem DeMolay, pois somos os patrocinadores e incentivadores dos "Escudeiros". No canto direito superior há um malhete, que representa o malhete da justiça que porta o Mestre Escudeiro, durante as reuniões. No canto esquerdo inferior, encontra-se uma espada, emblema da "Espada da Verdade" portada pelo 1º Escudeiro durante as Cerimônias. Por fim, no canto direito inferior, estão os Livros da Sabedoria, portados pelo 2º Escudeiro.



TÁVOLA CAVALEIROS DA ESPERANÇA

Instalado no ano de 2009 pelo Capítulo Esperança e Liberdade da Ordem DeMolay, já iniciou mais de 30 Escudeiros.